Campeões das quadras de cinco países vão estar juntos, nesta semana, para o Mundial de Vôlei de Clubes. São oito equipes que vão disputar o título da competição, considerada uma das mais importantes do esporte. O campeonato acontece de 10 a 15/12, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A Rede Minas vai transmitir todos os jogos com as equipes brasileiras e as disputas finais. Os duelos começam nesta terça-feira (10/12), com Praia Clube e Al Ahly SC, às 17h, e Sada Cruzeiro e Ciudad Voley , às 20h30.
A tradição do vôlei em Minas ganhou o apoio do Governo de Minas , patrocinador do evento.
“Minas Gerais abriga vários dos mais tradicionais e importantes times de vôlei do Brasil. Para o Governo de Minas é parte do fomento ao esporte, e também ao turismo, viabilizarmos a vinda de campeonatos importantes para o estado. Com a nossa irresistível acolhida mineira damos boas-vindas a todas as equipes internacionais que aqui estão, desejando que vivam inesquecíveis momentos em terras mineiras. E, desta vez, todos podem torcer juntos através da transmissão da Rede Minas”, diz a secretária adjunta de Comunicação Social, Bárbara Botega.
O presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) , Gustavo Mendicino, que gerencia a Rede Minas e a Rádio Inconfidência, também comemora a transmissão. “A Rede Minas é a casa do vôlei. Estamos garantindo espaço para um esporte que agrega muitos torcedores e que antes era restrito aos canais fechados. Este ano, estivemos nas quadras no Campeonato Mineiro. Agora, vamos mostrar o Mundial”, fala.
Mundial de Vôlei de Clubes Masculino
É a nona vez que o Mundial de Vôlei de Clubes masculino da Federação Internacional de Volleyball (FIVB) acontece no Brasil e a primeira em Uberlândia. Minas Gerais sediou a competição em sete oportunidades, antes em Betim ou Belo Horizonte. O estado se tornou referência, seja pelas quadras e pelos clubes.
Neste ano, as equipes mineiras Sada Cruzeiro e Praia Clube vão representar o Brasil no campeonato. A equipe celeste é o segundo time com mais vitórias nesta competição. Já o Praia Clube, anfitrião do Mundial, estreia sua participação. Além dos clubes brasileiros, também vão estar nas quadras as equipes italianas do Trentino Volley e Cucine Lube Civitanova; os iranianos do Foolad Sirjan Iranian e Shahdab Yazd, a equipe argentina Ciudad Voley e o time egípcio Al Ahly SC.
O torneio é realizado pela Federação Mineira de Voleibol (FMV), por meio de projeto inscrito na Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O patrocínio master é do Governo de Minas Gerais, via Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) .
As partidas do Mundial de Clubes vão ser transmitidas pela Rede Minas. O público também pode acompanhar os jogos pelo site redeminas.tv e na plataforma de streaming gratuita Minasplay ( minasplay.com ou pelo app no Google Play e App Store).