Agropecuária Agropecuária
Epamig encerra 2024 com garantia de mais recursos para projetos de pesquisa
Empresa, que completou 50 anos em 2024, comemora também o reconhecimento dos resultados positivos da gestão
20/12/2024 15h28
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) termina 2024 com a consolidação de marcos importantes. O principal deles foi a sanção da Lei Estadual 24.821/2024, que garante a destinação de recursos estaduais exclusivos para a pesquisa agropecuária.

“Este ano, no qual comemoramos os 50 anos da Epamig, tem sido bastante especial. Esta Lei assegura, constitucionalmente, 8% dos recursos destinados às pesquisas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) – para projetos da Epamig, uma mudança de patamar para a pesquisa agropecuária em Minas Gerais”, avalia a diretora-presidente, Nilda Ferreira Soares.

Outro ponto positivo registrado nos últimos anos tem sido o cumprimento das metas da gestão, com equilíbrio fiscal e investimentos em pessoal e em infraestrutura. Desde 2020, a Epamig conta com ferramentas como o Sistema de Gestão Integrada (SGI), para auxiliar no monitoramento das atividades realizadas e apontar metas alcançadas e pontos de atenção.

Continua após a publicidade

“Há quatro anos temos sido incluídos, com base em critérios da Serasa Experian, no ranking dos Melhores do Agronegócio da Revista Globo Rural. E, em 2024 fomos considerados a melhor empresa de serviços agropecuários de Minas Gerais”, destaca Nilda.

Mais recursos para a pesquisa

No final do mês de novembro, a Fapemig divulgou o resultado da chamada nº 12/2024 – Fortalecimento e Consolidação da Pesquisa na Epamig. O edital foi o primeiro em atendimento à Lei Estadual 24.821/2024 e recebeu 80 submissões.

As 24 propostas aprovadas atingiram R$ 25.724.929,30, o limite de recursos alocados para o financiamento desta Chamada. Os projetos abrangem diferentes áreas da agropecuária e aguardam homologação e disponibilização de recursos.

Continua após a publicidade

“Esta chamada garante que os recursos disponibilizados serão alocados em projetos da Epamig”, ressalta o diretor de Operações Técnicas da Epamig, Trazilbo de Paula, que acrescenta: “Os trâmites são os mesmos de qualquer edital da Fapemig. As propostas são julgadas e os recursos aprovados devem ser empregados, exclusivamente, na execução dos projetos selecionados”.

As pesquisas da Epamig contam ainda com recursos de outras fontes, investimentos públicos, privados e próprios. Atualmente, 264 projetos de pesquisa estão vigentes. Além disso, 79 projetos externos contam com a participação de pesquisadores da instituição.

Gestão e visibilidade

O diretor de Administração e Finanças, Leonardo Kalil, avalia que as melhorias gerenciais impactaram nos resultados alcançados pela Epamig sob o comando da atual gestão. “Desde 2019, a empresa teve resultados contábeis e financeiros positivos e conseguiu cumprir as metas do SGI e do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG)”.

Segundo Leonardo, o custeio continua sendo o principal gargalo enfrentado pela empresa. “Contamos com recursos do Governo Estadual para pagamento de pessoal, da Educação para os cursos superiores e de emendas parlamentares para demandas determinadas. Mas, é recorrente a necessidade de recursos para custeio e para as melhorias na infraestrutura e na frota”.

Como efeito positivo, o diretor cita a credibilidade alcançada pela marca Epamig. “Conquistamos o respeito do Governo, pela forma como é realizada a gestão; dos produtores que têm adotado tecnologias da Epamig e conquistado reconhecimento e prêmios no mundo todo; e do consumidor que tem valorizado cada vez mais o trabalho e os resultados da pesquisa agropecuária”, finaliza.