As equipes do Departamento de Limpeza Urbana (DLU), da Prefeitura de Valadares e do Centro Socioeducativo (CSE-GV) do município encontraram, juntas, uma maneira de conscientizar os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no local a preservarem o meio ambiente, através da reciclagem e da educação ambiental.
Para isso, os internos foram conhecer de perto o Viveiro de Mudas Municipal – espaço rico em beleza e biodiversidade que abriga 26 mil plantas nativas e nobres da fauna brasileira. Lá os adolescentes receberam do engenheiro Agrônomo, Rafael Teixeira, orientações sobre o plantio de mudas ornamentais e árvores nativas usadas no paisagismo e arborização de Valadares.
Na ocasião, os adolescentes também visitaram o EcoPonto, onde foram recebidos pelo engenheiro ambiental, Arthur Campos, e puderam aprender sobre o descarte correto de materiais passíveis de serem reciclados.
O tour serviu também para ajudar na reabilitação social dos jovens, que além de ocuparem o tempo, ainda tem a oportunidade de aprender técnicas de plantio – que poderão alegrar e levar mais cores à vida deles e do CSE-GV. E, ainda fazerem bem para o planeta e todos os seres que nele habitam.
Vale ressaltar que a articulação entre o município e o CSE-GV foi feita pelo diretor geral do Centro, Renato Douglas Barbosa Batista.
Mín. 22° Máx. 34°