O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (30) que o acordo da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) facilitará a mobilidade entre os países que integram o grupo. Ele celebrou o entendimento durante visita oficial ao Brasil do presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos de Almeida Fonseca.
O acordo foi fechado pela CPLP em junho. Na quinta-feira (29), o Parlamento de Cabo Verde foi o primeiro a ratificá-lo. Ainda precisam do aval do Legislativo os demais países: Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
O acordo pode facilitar a concessão de visto e autorizações de residência, além da circulação de pessoas. O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, chefiou a delegação brasileira no evento que culminou com a celebração do acordo, em Angola.
O entendimento pode ser interessante especialmente para brasileiros interessados em viver em Portugal. Atualmente, os imigrantes brasileiros são mais de 160 mil no país europeu.
Nesta sexta, Bolsonaro destacou a possibilidade de trânsito também entre brasileiros e cabo-verdianos. "Entre os acordos temos o naval, temos o cultural, mais de 2 mil cabo-verdianos já estudaram em nosso país. E estamos ultimando o acordo de mobilidade, que facilitará o transito dos nossos povos entre esses países irmãos", disse.
Mín. 22° Máx. 28°