O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), leu uma nota na abertura da sessão desta terça-feira (10) contra o desfile militar promovido pelo presidente Jair Bolsonaro na manhã de hoje, na Esplanada dos Ministério. Segundo o senador, o ato foi uma "cena patética" para ameaçar os parlamentares.
Segundo Aziz, o desfile mostra "toda a fraqueza de um presidente acoado pelas investigações de corrupção, inclusive desta CPI".
"O presidente cria uma coreografia para mostrar que tem o controle das Forças Armadas e pode fazer o que quiser no país", afirmou.
O presidente da comissão disse que apresentar blindados no dia da votação que deve derrubar a proposta de voto impresso no país é "um ataque frontal à democracia que precisa ser repudiado".
"O Congresso Nacional não pode se curvar a isso. É necessário tomar providências."
"Desfiles como esses serviriam para mostrar força contra inimigos externos. Não é o caso", prosseguiu. "Bolsonaro não tem o direito de usar a máquina pública para ameaçar a democracia.
"Todo homem público deveria ter medo do ridículo, como fica claro nessa cena patética de hoje, que mostra um ato de alguém que sabe que perdeu", afirmou, referindo-se à derrota do voto impresso.
Para encerrar, disse que nem a CPI nem os senadores se curvarão aos arroubos autoritários do presidente da República.
Mín. 22° Máx. 34°