
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) apresentou, nesta terça-feira (2/3), as novidades para o ano letivo de 2021, que começa na próxima segunda-feira (8/3), ainda de forma remota, por meio do Regime de Estudo não Presencial. Em coletiva, também foram anunciados novos investimentos, ferramentas e estratégias pedagógicas aprimoradas, além da possibilidade do ensino híbrido nas escolas da rede pública estadual.
Serão investidos, ao todo, mais R$ 350 milhões na Educação no estado. Os recursos são divididos emr R$ 90 milhões de adicional de manutenção para pequenos reparos nas unidades escolares, R$ 170 milhões para alimentação escolar (foi duplicado o valor que normalmente é destinado pelo Governo de Minas para esta finalidade) e mais R$ 90 milhões para as unidades de ensino que serão reconhecidas com o Prêmio Escola Transformação pelo bom desempenho de gestão e aprendizado.
A secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Julia Sant’Anna, destacou que o novo ano traz melhorias importantes nas ferramentas desenvolvidas para o Regime de Estudo não Presencial e para o ensino híbrido.
“A certeza é de que esse esforço foi muito grande no ano passado, reconhecido nacionalmente, e é essa a gratidão que a gente tem a nossa rede. Ouvimos a comunidade escolar - e a consulta pública é uma sinalização de que estamos atentos aos anseios da rede”, disse.
O ano escolar de 2021 começa nesta quarta-feira (3/3). Essa é a data em que a escola inicia as atividades com o corpo docente, gestores e administrativos, ainda sem a presença dos alunos. Já o começo do ano letivo, neste momento em formato remoto, será na próxima segunda-feira (8/3).
Na primeira semana – de 8 a 12 de março –, as escolas vão se dedicar às atividades de acolhimento dos alunos, ações desenvolvidas que promovem o estreitamento dos laços afetivos entre os estudantes e a escola, e a identidade deles com o espaço escolar. Além disso, é nessa semana que os alunos começam a conhecer e a se apropriar das ferramentas de estudo não presencial.
No dia 15 de março, começarão a ser trabalhadas, efetivamente, as ferramentas do Regime de Estudo não Presencial. Nesse mesmo dia, os estudantes iniciam as atividades remotas com os Planos de Estudos Tutorados (PETs).
Minas Gerais é o único estado do país que conseguiu avaliar de forma remota seus alunos e propor um plano individualizado, a partir dos resultados da Avaliação Diagnóstica, com o conteúdo que cada estudante deveria focar. Cada um recebeu um plano individual de estudos, com indicação de materiais de revisão e aprofundamento dos conteúdos. Além disso, a partir dos resultados verificados a SEE/MG tem conhecimento do que cada aluno da rede sabe e onde estão suas dificuldades, considerando todos os componentes curriculares.
Ao todo, a Avaliação Diagnóstica teve participação de 85,51% dos alunos do ensino médio, 51,6% dos alunos dos anos finais do ensino fundamental e 83,9% dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir dos resultados, foram elaboradas estratégias de reforço escolar para 2021, que irão ajudar os estudantes na consolidação dos conteúdos. Também estão sendo formatadas capacitações para que os professores estejam ainda mais preparados para trabalhar as habilidades com os alunos.