A rede pública estadual de ensino de Minas Gerais inicia, nesta segunda-feira (8/3), de forma remota, o ano letivo de 2021. Durante a primeira semana, entre os dias 8 e 12/3, as escolas vão se dedicar às atividades de acolhimento dos alunos e desenvolver ações que promovam o estreitamento dos laços com a comunidade escolar. Outro objetivo é fazer com que os estudantes conheçam melhor as propostas pedagógicas que serão desenvolvidas pela unidade de ensino.
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Geniana Guimarães Faria, destaca a importância desse momento com os alunos e ressalta as ações desenvolvidas para o novo ano na rede estadual.
“Depois de um ano tão desafiador como foi 2020, iniciamos esse ano letivo sabendo da necessidade de mantermos o engajamento para que possamos proporcionar, a cada um dos nossos estudantes, a continuidade do processo de ensino e aprendizagem de forma remota, garantindo o direito à educação. Esta primeira semana letiva é um momento de acolher e estabelecer vínculos, ação extremamente necessária para o processo de aprendizagem”, afirma.
“Neste momento, a unidade de ensino precisa envolver o estudante para que ele se sinta parte da escola. É importante que, mesmo remotamente, o aluno novato possa saber como é o espaço físico da escola. Ações assim são fundamentais para reduzir a distância física e estreitar os laços de afetividade com o espaço escolar”, destaca a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Esther Augusta Nunes Barbosa.
Em coletiva de imprensa realizada na última semana, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, falou sobre as novidades para o ano letivo. Serão investidos mais R$ 350 milhões na Educação no estado. Os recursos são divididos em R$ 90 milhões de adicional de manutenção para pequenos reparos nas unidades escolares, R$ 170 milhões a mais sobre o valor que normalmente é destinado pelo Governo de Minas para a alimentação escolar e mais R$ 90 milhões distribuídos para as unidades de ensino que serão reconhecidas com o Prêmio Escola Transformação por bom desempenho de gestão e aprendizado.