Sabemos que a Atenção Primária ou Atenção Básica é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem uma função essencial no combate ao câncer de mama. Isso porque são nas unidades de saúde, através dos profissionais das Estratégias Saúde da Família (ESF’s), que são traçadas estratégias e feitas ações de conscientização e diagnóstico precoce do câncer de mama.
E mais: lá nas unidades de saúde é que são feitos os agendamentos de mamografia - exame essencial para o rastreamento do câncer de mama, principalmente para mulheres de 50 a 69 anos, bem como do preventivo - exame capaz de detectar o câncer de colo de útero em mulheres que já tenham iniciado a vida sexual. Além de serem responsáveis pela promoção à saúde e por acompanharem as pacientes durante e após tratamento, quando necessário.
Pensando em proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade, as equipes de saúde do Distrito de Paca, juntamente com as do e-Multi (antigo Nasf 11), realizam ações de prevenção e promoção à saúde da mulher nesta quarta-feira (25).
Portanto, aquelas que comparecerem à área da Igreja católica, a partir das 9 horas, terão a oportunidade de fazer coleta de preventivo, agendamento de mamografia e participar de uma roda de conversa sobre câncer de mama.
E mais: terá ainda auriculoterapia, aferição de pressão arterial e de glicemia e testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).
É a Campanha Outubro Rosa chegando em Paca para nocautear o câncer de mama e mostrar que a prevenção é um ato de amor!
Mín. 22° Máx. 34°