Domingo, 22 de Dezembro de 2024
22°C 27°C
Governador Valadares, MG
Publicidade

Secretaria de Educação amplia prazo para aplicação da Avaliação Intermediária em Minas

Estudantes do 2º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, além de turmas da EJA e de Correção de Fluxo têm até sexta-feira (5/7) para r...

Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
03/07/2024 às 18h29
Secretaria de Educação amplia prazo para aplicação da Avaliação Intermediária em Minas
SEE-MG / Divulgação

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) ampliou até sexta-feira (5/7) o prazo de aplicação da Avaliação Intermediária 2024. A medida busca assegurar que todos os estudantes tenham a oportunidade de participar integralmente do processo avaliativo.

A Avaliação Intermediária desempenha um papel importante na avaliação contínua do progresso educacional dos estudantes ao longo do ano letivo. Ela proporciona entendimentos valiosos sobre o desempenho acadêmico individual e coletivo, permitindo que educadores e gestores identifiquem áreas de melhoria e implementem ajustes necessários no ensino.

Devem participar da avaliação os estudantes do 2º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, além de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Correção de Fluxo.

Os professores ou especialistas serão responsáveis pelo lançamento das respostas dos estudantes na aplicação impressa, utilizando o Portal do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) ou o aplicativo leitor de respostas, até 5/7.

A aplicação da Avaliação Intermediária é obrigatória em todas as escolas da rede estadual e a participação ativa dos estudantes é essencial para garantir a representatividade e a eficácia dos resultados da avaliação.

Avaliação Intermediária

Caracterizada como formativa, a Avaliação Intermediária foca na verificação do alcance dos objetivos de aprendizagem, permitindo a coleta de dados para que os professores possam realizar intervenções e mediações necessárias.

Na modalidade digital, os estudantes acessam os cadernos de prova através do aplicativo Conexão Escola ou do Portal Simave. Já na modalidade impressa, os diretores escolares podem baixar e imprimir os cadernos de teste pelo Simave.

Os cadernos são compostos por itens de múltipla escolha, organizados em diferentes níveis de dificuldade (fácil, médio e difícil), garantindo uma avaliação abrangente das competências dos estudantes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários