Um homem de 43 anos com mais de 250kg, ficou oito horas nesta quinta-feira (20), esperando uma vaga no hospital municipal de Governador Valadares; de acordo com a esposa do paciente, ele está com uma hérnia no testículo e precisava de uma cirurgia com urgência.
Ainda de acordo com a mulher, ele veio transferido da cidade de Mantena, após ela entrar em contato com a unidade e eles confirmarem que teriam uma vaga.
Ao chegarem no hospital, a unidade disse que a vaga não estava disponível e não poderiam interná-lo; momento depois o hospital relatou que ele teria que ser transferido para Belo Horizonte ou voltar para a unidade de Mantena, porém poderia morrer.
Após várias tentativas, o hospital chamou a Polícia Militar e chegaram à uma conclusão e arrumaram uma vaga para o homem; o Corpo de Bombeiros esteve no local juntamente para ajudar na locomoção do paciente, para dentro do hospital.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informa que foi negativamente surpreendida com a chegada de um paciente com obesidade mórbida e sem a devida regulação pelo sistema Sus-fácil e ainda sem o acompanhamento da equipe de saúde na ambulância (médico e enfermeiro) do Município de Mantena para o Hospital Municipal.
Ainda afirmou que, “ é importante destacar que o HMGV providenciou imediatamente o atendimento e o suporte ao paciente. Destacamos que esse tipo de atitude coloca em risco ainda mais a saúde do paciente! Sendo assim , a Secretaria Estadual de Saúde foi comunicada, bem como o Ministério Público dessa situação”.
O paciente foi novamente inserido na fila da SUS FÁCIL para transferência a um hospital especializado para melhor tratamento deste caso.