Segunda, 22 de Junho de 2026
15°C 27°C
Governador Valadares, MG
Publicidade

Gasmig conclui maior chamada pública de biometano de sua história e seleciona Geomit para iniciar o projeto no Triângulo Mineiro

Contrato prevê investimento da ordem de R$ 1 bilhão e representa primeiro passo na estratégia de expansão do gás renovável em Minas Gerais

Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
22/06/2026 às 18h32
Gasmig conclui maior chamada pública de biometano de sua história e seleciona Geomit para iniciar o projeto no Triângulo Mineiro
Gasmig / Divulgação

A Gasmig apresentou o resultado da Chamada Pública nº 01/2026 para contratação de suprimento de biometano, a maior já realizada pela companhia. O processo, lançado em maio deste ano, atraiu 11 empresas e resultou no recebimento de 27 propostas distintas, refletindo o interesse do mercado pelo desenvolvimento do gás renovável em Minas Gerais.

Após análise técnica, econômica e regulatória, a Geomit foi selecionada por apresentar a proposta mais vantajosa para o fornecimento de biometano produzido e entregue na região do Triângulo Mineiro. O contrato, com vigência de 10 anos, contempla investimentos estimados em R$ 1 bilhão e prevê a instalação de aproximadamente 400 quilômetros de gasodutos na região. A celebração do contrato está prevista para a última semana do mês de junho.

A contratação marca o início da estratégia da Gasmig para ampliar a participação do biometano em sua matriz de suprimentos, em linha com as diretrizes de transição energética e descarbonização. O projeto no Triângulo Mineiro viabilizará o atendimento aos municípios da região, com capacidade de injeção de gás renovável na infraestrutura de distribuição a ser implantada pela companhia.

Para a Gasmig, o acordo com a Geomit representa uma etapa relevante, indicando o início no desenvolvimento do mercado de biometano em Minas Gerais. A companhia segue atenta a novas oportunidades e projetos que possam contribuir para a diversificação e a sustentabilidade do suprimento de gás no estado.

Depois de assinado o contrato, a próxima etapa será o início do fornecimento que está programado para abril de 2028, após a conclusão das etapas de licenciamento, obtenção das autorizações regulatórias e implantação da infraestrutura necessária ao escoamento do gás.

Sobre a Gasmig

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) é uma sociedade de economia mista controlada pela Cemig, responsável pela distribuição de gás canalizado no estado. Com atuação em todo o Estado de Minas Gerais, a companhia investe continuamente na expansão de sua rede e na diversificação de sua matriz energética, com foco em soluções sustentáveis e inovação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários