
O retorno das aulas presenciais em Ipatinga está agendado para o dia 22 de fevereiro. Com a proximidade da data, a organização e limpeza do ambiente para receber os alunos mobiliza a comunidade escolar.
Algumas escolas já realizaram simulação com poucos alunos, para analisar como será a retomada. O secretário municipal da educação, Sérgio Mendes, assegurou que as escolas estarão vistoriadas e com laudo sanitário para receber os alunos no modelo semipresencial. “Temos dialogado com os diretores no sentido dessa preparação. O governo não quer insegurança, vamos iniciar um novo modelo de cultura mundial, podemos conviver com outras pandemias, temos de alterar o modelo de educação. Ipatinga hoje dá um salto na mudança desse modelo”, pontuou.
O ensino remoto também é uma escolha aos pais que não se sentem seguros com os filhos na escola. Todas as escolas estão sendo adequadas. Há demarcação para distanciamento social dos alunos, haverá aferição de temperatura e serão disponibilizados álcool gel dentre outras medidas.
As unidades escolares também contam com divisórias de acrílico, tanto para alunos quando para os colaboradores, em mesas de refeitório, por exemplo.
As aulas em Minas Gerais estão suspensas desde março de 2020, quando o Governador Romeu Zema (Novo) publicou um decreto que ampliava as medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus.
No dia 22, serão recebidas crianças de 4, 5 e 6 anos, bem como os alunos do fundamental I e II.