O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste terça-feira (20) que sempre dorme com uma arma próxima a sua cama, mesmo considerando todo o esquema de segurança do Palácio da Alvorada, residência oficial do mandatário em Brasília.
"Eu não consigo, apesar de toda a segurança que eu tenho aqui, eu não consigo dormir sem uma arma do meu lado. Imagina quem mora longe, num lugar ermo", disse o presidente a apoiadores na saída do palácio.
A possibilidade de a população comprar armas sempre foi defendida por Bolsonaro, que editou decretos para facilitar o porte. As regras foram parcialmente suspensas pela ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Em 2019, o presidente já havia afirmado que dormia com uma arma ao lado da cama. Nesta terça, ele abordou o tema novamente ao realizar uma série de críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"Ele falando abertamente que vai retirar arma do povo. Povo armado é povo que não vai ser escravizado nunca. As ditaduras são precedidas de desarmamento. Eu faço o contrário", disse.
"Quem não quer ter arma que não tenha", concluiu o presidente.
Mín. 22° Máx. 28°