O dono de um restaurante foi preso na noite deste domingo (14) por desrespeitar o decreto municipal de enfrentamento a Covid-19 em Governador Valadares (MG).
O estabelecimento já havia sido interditado pela Vigilância Sanitária na noite de sábado (13) por descumprir as normas municipais, mas o proprietário ignorou a medida e voltou a abrir o espaço neste domingo, sendo então preso.
O decreto 11.360, publicado na última sexta-feira (12) após a cidade atingir a ocupação de 100% dos leitos de UTI para a Covid-19, determina que estabelecimentos como bares e restaurantes devem fechar às 20h para o atendimento ao público. Após esse horário, o local pode continuar a funcionar, desde que seja por meio de entrega dos produtos.
No sábado, o primeiro dia do decreto, o empresário postou nas redes sociais que o restaurante permaneceria aberto. “Estaremos funcionando em horário normal! Ninguém vai nos impedir de trabalhar e levar o sustento para nossas famílias!”, dizia a publicação, que foi apagada posteriormente.
A Vigilância Sanitária e equipe de fiscais de posturas do município, com o apoio da Polícia Militar, chegaram ao local e conversaram com o empresário, que afirmou que não fecharia o restaurante por não concordar com o decreto, pois vários funcionários dependem do emprego e também por possuir produtos perecíveis no local.
De acordo com a Prefeitura de Governador Valadares, na mesma noite o local foi interditado pela Vigilância Sanitária.
Porém, no domingo o dono do restaurante ignorou a interdição e voltou a abrir o estabelecimento, novamente desrespeitando o horário de 20h para encerrar o atendimento presencial ao público.
Outros comerciantes foram até o local para apoiar a ação do empresário, que acabou preso por desobedecer a interdição cautelar e foi liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência.
Mín. 22° Máx. 34°