Esse ano em função da pandemia de Covid-19 o público de Valadares não poderá ver de perto os pilotos do Campeonato Brasileiro de Parapente, começou no último domingo (30) e vai até dia 5 de junho. Entretanto, o público poderá acompanhar as provas em tempo real pelo link. A partir das 11h30/12h, assim que começar a prova o link fica ativo até por volta das 15/16 horas quando a prova termina.
Além de ver qual a posição dos pilotos na prova, o público também pode conferir: a altitude, velocidade, se o piloto já pousou, o traçado de todo o trajeto feito pelo piloto, além de conseguirem ter uma visão 3D da perspectiva do piloto. O resultado provisório está previsto para sair por volta das 15 horas e o oficial a partir das 17h/18 h.
No primeiro dia de campeonato, mais de 90 pilotos conseguiram chegar ao goal. O piloto mineiro Gilmar Jesus Couto liderou a prova e chegou cinco minutos antes do primeiro pelotão; que vinha logo atrás com cerca de 50 pilotos. A prova de hoje de 53,9 km consistiu no seguinte percurso: Santa Cruz de Galiléia, São Geraldo de Tumiritinga, rampa do Pico da Ibituruna, Lagoa do Palmital, São José do Acácio e goal no Divino Traíra.
O Campeonato Brasileiro de Parapente é uma realização da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) em parceria com a Prefeitura Municipal de Governador Valadares e tem o apoio do Conselho Municipal de Turismo de Governador Valadares (Comturgv) e da Federação Mineira de Voo Livre (FMVL).
Restrições
Ao contrário dos anos anteriores esse ano em função da pandemia de Covid não haverá sobrevôo nem pouso na área da antiga Feira da Paz a fim de evitar aglomeração de pilotos, equipes e população.
Algumas medidas de prevenção da Covid-19 são tomadas como a interdição do Pico da Ibituruna em três pontos para evitar aglomerações; aferição de temperatura de todos os Pilotos antes do embarque ao Pico; uso obrigatório de máscara; realização do Briefing de maneira on-line; além da disponibilização de ônibus exclusivos para os pilotos acessarem ao pico, de forma a não ter contato com a comunidade local. O uso de máscara será obrigatório bem como o atendimento aos demais protocolos de segurança. Em caso de descumprimento haverá punição.
Mín. 22° Máx. 34°