Em Valadares foram catalogados só no pico da Ibituruna 213 espécies de aves, destas 15 endemicas, ou seja, só ocorrem no bioma mata atlântica, e cinco estão ameaçadas de extinção em diferentes status de conservação.
Passeando por uma das cinco trilhas do pico você pode encontrar entre outras espécies de aves atrativas como: ÁGUIA CHILENA (ÁGUIA SERRANA), CORUJA MURUCUTU-DE-BARRIGA-AMARELA, PAPA-TAOCA-DO-SUL, FORMIGUEIRO-DA-SERRA, JANDAIA-TESTA-VERMELHA, PAPAGAIO-CHAUÁ. O levantamento teve seu iniciovnos anos de 2008 pela Pousada Vale Silvestre Eco Park em parceria com a Biocapi Consultoria Ambiental, que vem ao longos dos anos buscando sempre manter atualizada a lista de espécies da fauna silvestre. Na época as informações foram usadas para criar trilhas e materiais ecoeducativos: figurinhas, jogos da memória, cartas, vídeos e livro sobre a fauna local. Algumas trilhas foram batizadas com os animais que passam por aquele percurso como JACÚ E PREGUIÇA.
Hoje em dia não é necessário ser um especialista para fazer Turismo Ornitológico. Além da bibliografia especializada, você também encontra sites como o wikiaves.com e ebird.org onde você acha informações sobre as espécies, os sons de cada uma, o mapa de onde encontrá-las e também tem chance de compartilhar suas próprias fotos, vídeos e áudios.
Outra opção é fazer trilhas guiadas. Na Ibituruna você encontra trilhas autoguiadas na Casa do Papai Noel (que vão de lá até a Pousada da Serra), no Caminho das Nuvens e na Mata da Ibituruna o próprio proprietário guia os visitantes. Já no Vale Silvestre Eco Park as trilhas são guiadas por monitores e sempre que há grupos de observadores de pássaros, estudantes e grupos especializados marcados com antecedência a bióloga Cláudia Aparecida Pimenta que faz todo o acompanhamento.
Para passarinhar é necessário: disposição para andar, usar roupas leves, silenciar para ouvir os sons e se possível um binóculo para enxergar melhor as espécies.
Mín. 22° Máx. 34°