No próximo sábado (30), o Museu da Cidade comemora seu 38º ano de fundação. O espaço foi criado no ano de 1983 em homenagem ao aniversário de Valadares e hoje preserva e expõe os mais diversos objetos, fotos e livros que contam a história da cidade desde sua formação, quando ainda era Figueira do Rio Doce, distrito de Peçanha.
O museu possui aproximadamente quatro mil peças no acervo, que é fruto de doações da comunidade, com destaque para a cópia da planta de Governador Valadares, galeria de fotos de ex-prefeitos, livro de recenciamento de Figueira do Rio Doce, igaçabas indígenas, dentre outros artigos históricos.
Com o decreto municipal 11.343 de 21 de janeiro, o museu voltou a abrir as portas ao público, permitindo a entrada de até quatro pessoas por vez no interior, seguindo os protocolos vigentes. Os visitantes devem usar máscara e manter o distanciamento social.
Em 2020, devido a pandemia, o Museu da Cidade recebeu aproximadamente 600 visitantes, número considerado pequeno se comparado à média anual de 3.600 visitantes. Porém, esta quantidade mostra o interesse do público na busca do conhecimento histórico de nossa cidade, seja por meio de visitas presenciais ou na busca de materiais de pesquisa para elaboração de conteúdos e projetos.
Mín. 22° Máx. 34°